Artigo Científico

1.Introdução

Este ano (2008), foi solicitado pela escola Viverde, um projeto de pesquisa cientifica, cujo tema é “Solidariedade e defesa da vida”, que tem o intuito de promover a interação dos alunos com o próximo e os grupos tem ao longo do ano para desenvolvê-lo.

No inicio do ano o grupo (formado por: David Majollo, Diego Luna, Gabriela Zandoná, Laura Sampaio e Lucas Saviello, chamado Amigos do SAMA) tinha como idéia inicial para o projeto, interagir com as crianças e conscientizá-las sobre problemas comuns do nosso dia-a-dia (como o problema da dengue, o problema de gasto desnecessário de água, etc.). Depois de uma reunião do grupo, foi decidido trabalhar com o SAMA (Serviço Assistencial Médico Alimentar), por meio de gincanas e esportes, mas, após se reunir com a Assistente Social, Maria José, e a Psicóloga, Juliana Bartchewsky, foi modificada a idéia inicial, dando início a uma nova concepção de trabalhar com a prática de leitura, construindo-se uma biblioteca.

O grupo achou muito importante a montagem de uma biblioteca, pois com a montagem desta, as crianças teriam maior acesso ao aprendizado e á pratica de leitura, assim tendo um desenvolvimento pessoal. Isso também seria muito gratificante ao SAMA (Serviço Assistencial Médico Alimentar), que carece de voluntários, tendo uma divulgação da instituição e do trabalho que esta desenvolve.

No início o grupo fez uma entrevista com a assistente social Maria José e a psicóloga Juliana Bartchewsky onde tiveram poucas informações. Assim o grupo resolveu recorrer ao fórum, pedindo ajuda a Diretora do Cartório da Infância e Juventude, Margarete Abadia Costa. Ela indicou ao grupo, uma entrevista com o ex-juiz Dr. Nagashi Furukawa, com essa entrevista o histórico do SAMA foi compreendido de maneira mais clara e detalhada.

Para a realização do projeto, foi elaborado um questionário com os internos da instituição para diagnosticar a necessidade e interesse por uma biblioteca no local. Foram entrevistados vinte e sete pessoas (sendo onze mulheres, de idade entre três e dezoito anos, e dezesseis homens, entre seis e doze anos), contendo perguntas relacionadas à importância da biblioteca na instituição, saber se realmente as crianças e jovens gostariam que fosse concretizada a montagem desta. Neste questionário foram feitas três perguntas (Materiais e métodos).

Os resultados foram satisfatórios e para representá-los, montaram gráficos mostrando os resultados obtidos (Análise e discussão dos resultados).

Com o intuito de arrecadar os livros infanto-juvenis visando à montagem da biblioteca no SAMA e divulgar o projeto do grupo foi feito um Folder (Anexo E), descrevendo o projeto, o objetivo do grupo, o que é o SAMA (Serviço Assistencial Médico Alimentar), divulgando os locais de arrecadação, Escola Viverde (Capitão Barduíno, s/n – Km 98,5 Bairro Curitibanos, Bragança Paulista SP.) e Casa da Cidade (R. Coronel Leme, 371, Centro, Bragança Paulista SP.) e divulgando o site do grupo. Este folder foi mandado para uma gráfica (Ximenes), onde foram feitas mil cópias, o grupo distribuiu na escola Viverde, e no Fórum da cidade (Av. dos Imigrantes, 1501, Jardim América,Bragança Paulista SP) e em outras lojas da cidade.

Este site (www.gruposama.wordpress.com) foi confeccionado pelo grupo, com o intuito de divulgar o projeto, e o SAMA, contendo seu histórico e o trabalho desenvolvido por este.

Além dos livros o grupo também conseguiu uma doação de uma casinha de boneca para o SAMA.

Depois de arrecadar os livros, estes foram para o SAMA (Serviço Assistencial Médico Alimentar), sendo armazenados em prateleiras da própria instituição.

O sistema implantado pelo grupo na biblioteca para o controle dos livros e de organização da biblioteca foi o sistema manual, controlado por fichas para cada livro e fichas dadas a cada criança da instituição (Anexo F).

Ao realizar este projeto o grupo também soube melhor sabre o processo de adoção (como é feito, o que é preciso fazer), souberam melhor sobre o conselho tutelar, sobre família de apoio, conseqüentemente, fazer um favor em prol da comunidade e aprendeu como é muito gratificante realizar um ato solidário.

2.Objetivo

O trabalho tem por objetivo identificar a situação de leitura dos menores moradores do SAMA, bem como a necessidade de uma biblioteca, arrecadar ao máximo, através de panfletos, livros infanto-juvenis. Com esses dados em mãos, promover a divulgação dessa necessidade junto à comunidade no intuito de receber a doação de livros para a estruturação de uma biblioteca no local, a fim de promover o incentivo á leitura e o acesso a informação.

3. Materiais e métodos

Para a realização do projeto, foi elaborado um questionário com os internos da instituição para diagnosticar a necessidade e interesse por uma biblioteca no local. Foram entrevistados vinte e sete pessoas (sendo onze mulheres, de idade entre três e dezoito anos, e dezesseis homens, entre seis e doze anos), contendo perguntas relacionadas à importância da biblioteca na instituição e saber se realmente as crianças gostariam que fosse concretizada a montagem desta. Neste questionário foram feitas três perguntas:

Perguntas:

Sim

Às vezes

Não

1. Você sabe o que é uma biblioteca?

2. Você gosta de ler livros?

3. Você gostaria que existisse uma biblioteca no SAMA?

Os resultados foram satisfatórios e foram montados gráficos mostrando os resultados obtidos (Análise e discussão dos resultados). Com o intuito de arrecadar os livros infanto-juvenis, visando à montagem da biblioteca no SAMA, e divulgar o projeto do grupo, foi feito um Folder (Anexo E), e este fora enviado a gráfica (Ximenes) para a impressão de mil cópias, mais tarde fora distribuído para a Escola Viverde (Capitão Barduíno, s/n – km 98,5 Bairro Curitibanos, Bragança Paulista), no Fórum (Av. dos Imigrantes, 1501, Jardim América,Bragança Paulista SP) e nas demais lojas desta mesma cidade. O Folder foi elaborado pelos alunos do projeto e impresso na gráfica Ximenes. Os recursos utilizados foram programas com utilidade gráfica no computador.

Os livros arrecadados foram armazenados em prateleiras da própria instituição até serem catalogados e entrarem no sistema de controle implantado pelo grupo. Este sistema é manual, controlado por fichas para cada livro e fichas dadas a cada criança da instituição (Anexo F).

O grupo confeccionou um site (www.gruposama.wordpress.com), com a finalidade de divulgar o projeto, e o SAMA, contendo seu histórico e o trabalho desenvolvido por este. O site contém os seguintes tópicos:

· Inicio (Apresentação prévia do projeto);

· Adoção (Informa todo o processo para poder efetuar a adoção);

· Anexos (Contém pesquisas ou curiosidades do que ocorreu durante o projeto feito pelos membros do grupo);

· Arrecadação (Descreve como ajudar e os locais de arrecadação);

· Questionário/Gráficos (Contém os resultados e comparações do questionário feitas no SAMA, respondendo questões relacionadas a montagem e sua necessidade de uma biblioteca na instituição);

· Imagens (Descrição visual do desenvolvimento do SAMA);

· Nosso Projeto (Contém o artigo cientifico);

· SAMA (Contem o histórico da instituição)

4. Análise e discussão dos resultados

Com o intuito de saber o que realmente o SAMA (Serviço Assistencial Médico Alimentar) necessita, como se poderia ajudar e obter conhecimento sobre o histórico da instituição, o grupo realizou duas entrevistas, com a psicóloga, Juliana Bartchewsky e com a Assistente Social, Maria José.

De início, as idéias eram interagir com as crianças por meio de gincanas e campanhas de prevenção (como o problema da dengue, o problema de gasto desnecessário de água, etc.), porém, com o auxílio do tutor, Lucas de Oliveira Garcia e dos membros da diretoria do SAMA (Serviço Assistencial Médico Alimentar), chegou-se a conclusão de que ajudar a divulgar a instituição, através do site, cujo endereço é http://www.gruposama.wordpress.com e a arrecadação de livros Infanto-juvenis com o objetivo de montar uma biblioteca, seriam as melhores opções, e assim foi feito.

Feito o questionário (Anexo G), foram feitas entrevistas com as crianças e jovens, mais precisamente com vinte e sete pessoas (sendo onze mulheres, de idade entre três e dezoito anos, e dezesseis homens, entre seis e doze anos). Os resultados foram satisfatórios em relação à escassez da prática de leitura no local.A arrecadação está proporcionando grande número de doações, até dia 11/10/2008 foram arrecadados cerca de trezentos livros.

Com a arrecadação de livros concluída, as crianças e jovens poderão ter mais acesso a leitura e informações neles contidas.

Foi necessário ao grupo, procurar saber o histórico do SAMA. As primeiras idéias foram recorrer ao fórum, pedindo ajuda à Diretora do Cartório da Infância e Juventude, Margarete Abadia Costa. Ela indicou para o grupo, uma entrevista com o ex-juiz Dr. Nagashi Furukawa, para melhor compreensão do grupo, em relação ao histórico da instituição.
O folder foi feito com o intuito de
descrever o projeto, o objetivo do grupo, o que é o SAMA (Serviço Assistencial Médico Alimentar), divulgando os locais de arrecadação, Escola Viverde (Capitão Barduíno, s/n – Km 98,5 Bairro Curitibanos, Bragança Paulista SP.) e Casa da Cidade (R. Coronel Leme, 371, Centro, Bragança Paulista SP.) e divulgando o site do grupo Quanto à montagem da biblioteca, o SAMA já possui o lugar e a prateleira para colocar os livros.

Com a confecção do site, o grupo além de divulgar o projeto e o SAMA, pode também reconhecer sua repercussão no mundo todo.

5. Considerações finais

Este projeto, cujo o tema “ Solidariedade e defesa da vida “ é capaz de despertar a consciência crítico-social dos alunos, visando o resgate da dignidade humana, possibilitando uma ação solidária,neste caso o grupo pode contribuir a um maior acesso a leitura para as crianças e jovens do SAMA (Serviço Assistencial Médico Alimentar), com a construção de uma biblioteca . É possível descobrir o valor das ações solidárias, perceber que não há recompensa maior nessas atividades do que ajudar pessoas que realmente necessitam e que a solidariedade proporciona a todos o reconhecimento de que são a força capaz de humanizar o mundo, ou seja, de alguma maneira ou outra contribuir para um mundo melhor.

Com a montagem da biblioteca, as crianças e jovens da instituição obtiveram maior acesso aos livros,possibilitando o desenvolvimento da leitura e conseqüentemente ampliando seus conhecimentos.

6. Referências Bibliograficas

Bartchewsky, Juliana, P. José, Maria A. S. (10 de Abril de 2008). Histórico do SAMA. (A. d. SAMA, Entrevistador)

Furukawa, D. N. (2 de Setembro de 2008). Histórico do SAMA. (A. d. SAMA, Entrevistador)

Adoção. (s.d.). Acesso em 13 de 05 de 2008, disponível em http://www.consumidorbrasil.com.br/consumidorbrasil/textos/paratodos/adocao.htm

Conselho Tutelar. (s.d.). Acesso em 17 de Setembro de 2008, disponível em http://nev.incubadora.fapesp.br/portal/segurancajustica/conselhostutelares

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